A caspa gera incômodo por ser erroneamente associada à falta de higiene. Saiba que não tem cura, mas tem controle eficaz.

O que é caspa?
Caspa é a descamação que acontece na Dermatite Seborreica, que é uma doença inflamatória crônica, ou seja, não tem cura, mas tem controle.
Geralmente acomete mais homens, entre 40-60 anos, mas pode acometer mulheres (e acomete muitas!) e até recém nascidos.
No recém nascido é chamada de crosta láctea, é temporária e inofensiva, podendo aparecer cascas grossas e amareladas ou marrons no couro cabeludo, na virilhas, pálpebras, orelhas e ao redor do nariz. Geralmente acontece até os 3 meses de idade.
Não é uma doença contagiosa e também não está relacionada com higiene.
E o que causa a caspa?
Na dermatite seborreica temos uma associação de fatores causais, dentre eles:
- Alterações na microbiota do couro cabeludo que pode causar uma maior irritação na pele
- Fator genético, que leva à uma resposta inflamatória mais intensa à determinados estímulos
- Alterações do sebo, com um sebo mais irritativo nas pessoas mais predispostas
Juntando todos esses fatores temos uma reação inflamatória crônica que pode levar à uma vermelhidão (hiperemia), coceira (prurido) e descamação, que são as casquinhas.
A descamação pode estar presente em outros lugares também, como:
- Sombrancelhas
- Glabela ( espaço entre as sombrancelhas)
- Cílios
- Barba
- Sulco nasogeniano (bigode chinês)
- Orelhas
- Axilas
- Tórax
Esses achados podem piorar em determinadas épocas do ano, como por exemplo no frio, clima seco e também em determinadas fases da vida, como por exemplo o estresse pode gerar um quadro de dermatite seborreica.
A dermatite seborreica é mais comum e mais grave em pacientes com doenças neurológicas, principalmente Parkinson e em pacientes HIV positivo
Devo arrancar as cascas?
Não, nunca devemos arrancar elas pois podemos causar uma irritação maior e até agravar o quadro.
Se lavar a cabeça todo dia a caspa melhora?
Se o couro cabeludo for muito oleoso aí sim tem uma indicação da lavagem diária e sempre com produtos ou medicamentos específicos para dermatite seborreica e para couro cabeludo oleoso.
Se não tiver tanta oleosidade não precisa lavar o cabelo todo dia, pode lavar em dias alternados com produtos ou medicamentos específicos para cada caso. Só isso já controla.
6 recomendações para se evitar a caspa:
- Evitar água quente na hora de lavar o cabelo. A água quente estimula as glândulas sebáceas e com isso aumenta mais a oleosidade podendo piorar a dermatite seborreica
- Evitar manipular o couro cabeludo constantemente. Mãos limpas ao manipular.
- Usar produtos ou medicamentos corretamente como prescrito pelo médico
- Manter uma boa alimentação. Evitar ingestão de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas
- Evitar estresse
- Evitar boné. Ele não causa a dermatite seborreica, mas pode agravar ou piorar um quadro pré existente.
Então o que fazer diante da caspa?
Primeira coisa é agendar uma consulta com o médico para que seja feito o correto diagnóstico e seja traçado um plano de tratamento.

Lembre-se: nem tudo que descama é caspa. Até um produto tópico se usado de forma errada pode causar irritação no couro cabeludo e gerar uma descamação. Por isso tem que ser feito um exame físico e colhido uma história clínica detalhada para realmente fecharmos um diagnóstico e iniciarmos o tratamento.
O tratamento é definido de acordo com cada caso, sendo personalizado e geralmente fazemos uma rotação de produtos e medicamentos a fim de controlar a doença. O tratamento pode ser feito somente com produtos tópicos (produtos para passar no local) dependendo do grau da doença ou pode ser preciso iniciar com medicamentos orais, em casos mais severos e com difícil controle.
Lembre-se também: é importante fazer o tratamento correto da dermatite seborreica pois um quadro arrastado pode levar a queda de cabelo, o temido eflúvio telógeno, pela irritação que provoca ao redor do folículo, além do incômodo visual que causa.
Portanto, a Dermatite Seborreica é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, mas tem controle. Se usar os produtos e medicamentos corretamente você vai sim se ver livre das temidas casquinhas.
O tratamento deve ser feito por um médico tricologista?
O ideal é que sim, que seja feito pelo médico, de preferência o médico tricologista.
O médico tricologista estudou por 3 anos dermatologia, depois se subespecializou em tricologia. É um profissional que entende toda anatomia da pele e pêlo, entende do ciclo capilar, além das diversas doença sistêmicas que estão por trás de grande parte das doenças capilares.
Além disso, na maioria das doenças capilares temos a necessidade de um correto diagnóstico, e na maioria das vezes o tratamento será com prescrição de medicamentos orais, que tratam a fisiopatologia da doença e nesse caso somente o médico pode prescrever.

E como a Dra Ana pode te ajudar?
Dra Ana é médica tricologista, com atuação na medicina capilar há mais de 13 anos, com vasta experiência no tratamento da caspa e seus diagnósticos diferenciais.
Lembre-se: nem tudo que descama é caspa. Por isso a importância de um correto diagnóstico!
Existe o melhor shampoo para caspa?
Não existe o melhor. Muitas vezes o médico após analisar o grau da Dermatite Seborreica ele vai indicar os shampoos mais adequados para o caso, e muitas vezes vai fazer uma rotação entre eles para otimizar o tratamento.
Aqui, diferente dos shampoos para queda de cabelo, o shampoo para caspa realmente funciona porque além de ter o ativo que vai controlar a doença, ele tem que se manter por um tempo determinado pelo médico em contato com couro cabeludo para ter sua ação efetivada. Mas a escolha é sempre do médico.
E a caspa coça?
Não é regra, mas em algumas pessoas pode coçar sim, pois ela vai irritando a pele do couro cabeludo.
Então, se tiver casquinhas no couro cabeludo, couro cabeludo descamando, coçando, não hesite em procurar um médico tricologista.
O ideal é fazer um controle constante para não deixar os sintomas exacerbarem, pois é uma doença cheia de fases.
Leia também: