Dra Ana Paula Chicata

A calvície ou Alopecia Androgenética não tem cura, mas tem tratamento eficaz e quanto mais cedo começar o tratamento mais será positivo o resultado.

Calvície - Alopecia Androgenética

Afinal, o que causa a calvície?

A alopecia androgenética, mais conhecida como calvície é uma condição muito comum no consultório. É uma alopecia progressiva, que se não for tratada vai progredir até afinar tanto o fio que ele vai sumir e ter uma atrofia de folículo.

Devido à fatores hormonais e genéticos, o fio de cabelo vai diminuindo sua fase anágena, que é a fase de crescimento e além disso ele vai afinando cada vez mais até desaparecer por completo.

Afeta tanto homens como mulheres, inclusive hoje em dia tem aumentando muito o número de mulheres com alopecia androgenética no consultório.

A calvície tem relação com a testosterona?

Sim, mas não é exclusivamente pela testosterona que acontece a calvície.

Existe na verdade uma combinação de inúmeros genes, que vem tanto da mãe, quanto do pai, e dentre eles temos o gene da testosterona, além de outros.

Como saber se posso ter calvície?

Geralmente quem tem calvície tem algum parente na família, como pai, irmãos, avós, tios. Mas ter parente na família nem sempre é regra, já vi caso de paciente com calvície sem nenhum membro da família afetado.

Na calvície geralmente não temos uma queda de cabelo, temos só afinamento dos fios. Mas podemos ter associado à calvície uma queda de cabelos, ou eflúvio telógeno, que nesse caso a alopecia androgenética piora muito pois a queda de cabelo intensifica os sinais da calvície.

No homem geralmente se manifesta com as “entradas”(aquela falta de cabelos nas laterais da cabeça), ou a “coroinha”

Na mulher ela percebe que o rabo de cavalo vai ficando cada vez mais fino, dando mais voltas no prendedor, observa um alargamento de risca, que é quando alarga o “meio” do cabelo.

3 sinais que você pode estar caminhando para calvície:

  • 1 – Entradas proeminentes: é o recesso fronto temporal, que vai aumentando cada vez mais
Calvície - entradas
  • 2 – Cabelos mais finos e em menor quantidade. Na mulher ela pode notar que ao prender os cabelos o rabo esta ficando cada vez mais fino, com menor quantidade, conseguindo dar mais voltas no laço
Calvície - mulher
  • 3 – Consegue visualizar a pele do couro cabeludo: muitas vezes vimos até manchas solares no couro cabeludo pois a proteção dada pelos fios diminui com a diminuição da densidade capilar
Calvície - coroinha

Diante desses 3 sinais, o que fazer?

Se você notou algum desses sinais chegou a hora de agendar uma consulta com o médico tricologista. Através de uma consulta com anamnese bem completa e exame físico com tricoscopia o médico consegue detectar sinais que fecham esse diagnóstico, consegue classificar o grau da calvície e estabelecer um plano de tratamento individualizado o mais rápido possível.

É importante que o tratamento inicie o quanto antes para preservar o máximo possível de folículos pilosos.

Calvície - tricoscopia

Porque procurar um médico tricologista?

O médico tricologista estudou por 3 anos dermatologia, depois se subespecializou em tricologia. É um profissional que entende toda anatomia da pele e do pêlo, entende todo o ciclo capilar e é capaz de compreender todo o ciclo circadiano, medicamentos que podem alterar o ciclo capilar e as diversas doenças sistêmicas que podem levar a doenças capilares ou até piorar determinadas afecções do couro cabeludo.

Além disso, na maioria das doenças capilares temos a necessidade de um correto diagnóstico, e na maioria das vezes o tratamento será com prescrição de medicamentos orais, que tratam a fisiopatoligia da doença e nesse caso somente o médico pode prescrever.

No caso da calvície é necessário um arsenal de medicamentos orais para controlarmos a doença, devemos tratar a fisiopatologia da doença, e para isso é necessário a prescrição de medicações orais.

E como a Dra Ana pode te ajudar?

Dra Ana é médica tricologista, com atuação na medicina capilar há mais de 13 anos, com vasta experiência no tratamento da calvície.

Na clínica possuímos diversas opções de tratamentos, após a consulta ou no retorno a Dra Ana apresenta um planejamento do tratamento, sempre iniciando com tratamento oral e associando com procedimentos todos feitos pela Dra para otimizar o tratamento.

DRA ANA
Screenshot

E a calvície tem cura?

Infelizmente não, mas tem controle. O importante é entendermos que quanto mais cedo se faz o diagnóstico e inicia o tratamento melhor é. Com o tratamento no início conseguimos evitar o afinamento dos fios e estimular o folículos que temos.

Os folículos que já atrofiaram não conseguimos reverter, mas se ainda tiver folículo ativo conseguimos ativar-lo e estimularmos ali um fio mais grosso e saudável.

Qual melhor tratamento para calvície?

Ao iniciarmos o tratamento conseguimos paralisar a progressão da calvície e muitas vezes melhorar bastante o quadro atual.

Após fecharmos o diagnóstico e estabelecermos o grau da calvície propomos um protocolo de tratamento, que é personalizado de acordo com cada caso.

O tratamento é feito de acordo com a fisiopatologia da doença e otimizado com outras medicações que serão prescritas de acordo com os exames do paciente.

Além do tratamento oral tem também os procedimentos que otimizam muito o tratamento, melhorando aparência, rejuvenescendo e melhorando auto estima.

Nos protocolos temos associações de tratamentos, como:

  • Tratamento oral: através de medicamentos orais específicos para cada caso
  • Tratamento tópico: feito com medicamento tópico (para passar no local) ou até mesmo algum produto indicado para determinado caso
  • IMP: Infusão de Medicamentos pela Pele: o médico escolhe diversas substâncias que serão aplicadas no couro cabeludo através de um dispositivo com agulhas para estimular o folículo. A escolha dessas substâncias é individual, personalizada. São produtos estéreis, as aplicações devem ser feitas em consultório após assepsia local.
  • Mesoterapia Capilar: aplicação de substâncias no couro cabeludo através de agulhas, que vão diretamente no folículo piloso. Essas substâncias também são escolhidas pelo médico após diagnóstico e classificação do grau da calvície. São estéreis, feitas em consultório após assepsia.
Calvície - IC
  • Ledterapia: capacete de Led, que através das luzes melhora a circulação sanguínea no folículo piloso, melhorando assim o aporte de nutrientes e tem ação anti inflamatória.

Como prevenir a calvície?

Assim que perceber os sinais de que está ficando calvo, como ao tirar foto de cima e já consegue ver o couro cabeludo, consegue ver as entradas ao olhar no espelho, se viu isso já deve agendar a consulta com o médico pois a progressão da calvície é certa e tempo é cabelo!

Existe o melhor produto para alopecia androgenética?

Não, existe fórmulas para tentar melhorar que serão prescritas a depender da necessidade e da história clínica.

E shampoo eficaz? Existe?

Não, o tempo de contato do shampoo com o couro cabeludo é muito pequeno para realmente tratar a patologia. Existem shampoos muito bons para tratamento coadjuvante, que tem ativos que podem ajudar, mas sozinhos eles não tratam, tem que tratar a fisiopatologia da doença.

E se na consulta o médico ver que a área de alopecia é muito grande e a maioria dos folículos já estão atrofiados é indicado então o transplante capilar.

Mas para um bom transplante o paciente deve se possível iniciar um tratamento antes do transplante, para otimizar os resultados e sempre dar continuidade no tratamento após o transplante, para manter o resultado alcançado com o transplante.

Leia também:

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/calvicie