Dra Ana Paula Chicata

A queda de cabelo é uma das queixas mais comuns de um consultório de tricologia. E sim, tem tratamento, desde que encontrado os fatores causadores.

O ciclo capilar é composto pelas seguintes fases:

  • Fase anágena, considerada fase de crescimento, determinada geneticamente, com duração em torno de 2 a 6 anos. 90% dos nossos folículos estão nessa fase.
  • Fase catágena, que seria uma fase de repouso, o fio não cresce mais, não recebe mais nutrientes. Essa fase dura em torno de 1-2 semanas.
  • Fase telógena, que é a fase em que o fio sai do folículo, ou seja, a fase de queda capilar, que dura em torno de 3 meses. 10% dos nossos folículos estão nessa fase.

A queda de cabelo, ou eflúvio telógeno é quando temos mais do que 10% de folículos na fase telógena, ou seja, tem muito mais fio caindo do que deveria. O normal em média é cair entre 100-130 fios ao dia, dependendo da quantidade de cabelos que a pessoa tem, e no caso do eflúvio telógeno, ou queda de cabelo temos muito mais fios caindo por dia.

Queda de cabelo
Geralmente o paciente vem com a queixa de visualizar os fios no chão, principalmente mulheres que tem os fios mais longos, fios no travesseiro ao acordar e principalmente relatam que ao lavar os cabelos ou pentear sai muitos fios na escova ou no pente, o que muitas vezes as inibe de pentear os cabelos.
Queda de cabelo

Diante de um caso desses, o paciente deve procurar um médico tricologista para fazer uma consulta.

E porque procurar um médico tricologista?

O médico tricologista estudou por 3 anos dermatologia, depois se subespecializou em tricologia. É um profissional que entende toda anatomia da pele e do pêlo, entende o ciclo capilar e é capaz de compreender todo o ciclo circadiano, as medicações, os hormônios que podem afetar o ciclo do cabelo, além das diversas doenças sistêmicas que estão por trás de grande parte das doenças capilares.

Além disso, na maioria das doenças capilares temos a necessidade de um correto diagnóstico, e na maioria das vezes o tratamento será com prescrição de medicamentos orais, que tratam a fisiopatologia da doença e nesse caso somente o médico pode prescrever.

E como a Dra Ana pode te ajudar?

Dra Ana é médica tricologista, com atuação na medicina capilar há mais de 13 anos, com vasta experiência no tratamento de queda capilar.

Na clínica possuímos diversas opções de tratamentos, desde tratamentos orais até procedimentos que são complementares e podem otimizar os resultados.

Dra Ana Chicata

E o que o médico pode fazer nesses casos de queda de cabelo?

A consulta na área da tricologia geralmente é uma consulta mais detalhada, com as seguintes características:

  • Anamnese bem detalhada (conversa bem detalhada para tentar achar as possíveis causas da queda capilar, que geralmente são mais de 2 causas)
  • Avaliação de exames laboratoriais já feitos pelo paciente, e se necessário é solicitado novos exames para pesquisar de deficiências de vitaminas e minerais, todos estritamente ligados ao ciclo capilar, que é muito complexo e necessita de níveis adequados de vitaminas e minerais para um bom crescimento e boa qualidade do fio.
  • Exame físico: avaliação do fio, textura, tamanho, implantação, se tem alguma lesão no couro cabeludo, se solta muitos fios no teste de tração..
  • Tricoscopia: feito por um dermatoscópio ou tricoscópio, que é um aparelho que amplia a imagem, possibilitando que o médico consiga diagnosticar diversas patologias capilares.
Tricoscopia
Com esses passos o médico consegue em 90% dos casos chegar aos fatores causadores da queda de cabelo.

5 mais recorrentes causas de queda de cabelo:

  1. Estresse
  2. Deficiência ou excesso de vitaminas ou minerais
  3. Uso de alguns medicamentos
  4. Doenças sistêmicas
  5. Alterações hormonais

Além dessas existem outras causas para queda capilar que devem ser pesquisadas durante a consulta. O ciclo capilar é complexo, e qualquer alteração em alguma parte dele pode levar ao eflúvio telógeno, como por exemplo doenças crônicas que estejam descompensadas, medicamentos das doenças que não podem ser retirados, mas para isso o médico entra com outras medicações para controle do quadro.

E a queda de cabelo tem tratamento?

Sim. Após o médico concluir os fatores que causaram a queda, que geralmente são mais de 2 fatores ele já pode propor um plano de tratamento. Lembrando que a base do tratamento é tratar a causa, portanto a importância de descobrir os reais fatores que levaram a causa.

E qual melhor tratamento?

Não existe o melhor tratamento, existe associações de tratamentos que otimizam o resultado.

Dentre as opções temos:

  • Tratamento oral: desde medicamentos para reposição de vitaminas e minerais, prescritos com dosagem personalizada de acordo com exames laboratoriais até medicamentos próprios para crescimento e fortalecimento dos fios.
  • Medicamentos tópicos: (medicação ou produtos para passar no local): escolhidos de acordo com exame físico e tricoscopia
  • Mesoterapia Capilar: é a aplicação no couro cabeludo de substâncias estéreis, escolhidas pelo médico de acordo com diagnóstico para estímulo, crescimento e tratamento dos fios. Feito em consultório, pelo médico, com assepsia local.
Mesoterapia Capilar
  • Ledterapia: feito com um boné de Led, que ajuda na desinflamação do couro cabeludo e melhora a circulação sanguínea, ajudando com isso na chegada de nutrientes no folículo piloso
  • IMP: infusão de medicamentos pela pele, aplicação de medicamentos diretamente no couro cabeludo por meio de um dispositivo que possui agulhas na sua extremidade, permitindo dessa forma uma entrega homogênea e precisa nos locais necessários. As substâncias a serem aplicadas são estéreis e escolhidas pelo médico de acordo com agentes causadores da queda capilar.

Existe shampoo que realmente trata a queda de cabelo?

Existem alguns shampoos que tem ativos que aumentam o fio, dão uma encorpada no fio, tem outros que tem ativos para queda, mas eles são só adjuvantes no tratamento pois o tempo de contato no couro cabeludo é muito pequeno. O importante é estar fazendo o tratamento oral, e usar ele só como adjuvante.

E alimentos bons para queda? Existe?

De uma forma geral, os alimentos saudáveis também colaboram para um fio mais saudável e bonito, afinal, cabelo bonito reflete um corpo saudável.

Mas isso também é abordado durante a consulta pois devido a complexidade do ciclo capilar os nutrientes que participam desse ciclo devem estar em equilíbrio.

Alimentos queda de cabelo

E esses remédios que prometem a cura da queda? São bons?

De uma forma geral não é indicado usar nenhum medicamento por conta própria. O ideal é passar na consulta com o médico que através de uma boa anamnese e exame físico ele vai conseguir indicar a melhor medicação para cada caso, lembrando que cada caso é único, por isso na tricologia o tratamento é muito personalizado.

Cabelo lindo na gestação e queda de cabelo na amamentação! Qual motivo?

Geralmente na gestação o cabelo tende a ficar com maior densidade, muito volumoso, crescer muito mais e ter um brilho incrível. Isso não acontece em todas gestantes, mas na maioria.

Acontece porque os hormônios que seguram o bebê no útero também seguram o fio na fase anágena, aquela de crescimento dele. Então o fio que já estava programado para cair não cai, e ainda cresce.

E na amamentação tem uma série de eventos que culminam com a queda, como por exemplo:

  • Saiu a placenta, saiu também o hormônio que segurava o fio
  • Estresse pós cirurgia
  • Estresse da nova fase – a mãe e o bebê estão em um período de adaptação
  • Pode ter deficiência de vitaminas, minerais devido ao parto, à própria amamentação e a dieta da mãe. Lembrar que a mãe está com o consumo aumentado e muitas vezes não repõe o necessário
Grávida e queda de cabelo

É verdade que quando cabelo cai as unhas ficam fracas?

Pode ser que sim, se o cabelo estiver caindo por alguma deficiência de vitaminas ou minerais importantes para o fortalecimento dela sim, o cabelo vai cair e ela vai ficar fraca.

Mas pode ser que a unha esteja fraca por outras causas, e essas devem ser investigadas.

Cabelo caindo e dor no couro cabeludo

No caso de queda de cabelo com dor no couro cabeludo é importantíssimo procurar o mais rápido possível o médico tricologista pois aí pode um sinal de alarme para doença cicatricial, que é uma doença que vai perdendo os folículos, eles vão morrendo e não nascem mais cabelos, tornando aquela área totalmente careca.

É normal cair muito cabelo quando lavamos o couro cabeludo?

Sim, temos uma quantidade diária de 10% de queda, e é normal cair mais ao lavarmos porque aí manipulamos muito o fio e muitas vezes puxamos na hora de pentear, onde eles saem com mais facilidade.

Se cair mais de 10%, ou seja, mais que 100-130 fios/dia já é um sinal de alarme para um eflúvio telógeno.

E não adianta ficar sem lavar o couro cabeludo achando que vai diminuir a queda, pelo contrário, couro cabeludo limpo é couro cabeludo saudável e cabelo só fica preso em couro cabeludo saudável.

O couro cabeludo sujo é um motivo para aumentar a queda capilar, é como se a sujeira irritasse o folículo, agredindo e fazendo com que o fio solte.

Banho e queda de cabelo

Quais exames devo fazer para ver sobre minha queda capilar?

Os exames vão ser solicitados pelo médico e vão depender muito da história do paciente.

Tônico capilar ajuda na queda de cabelos?

Sim, o tônico pode ser manipulado e bem personalizado para cada caso, feito de acordo com história clínica.

Temos diversos ativos na tricologia que ajudam em muito a segurar os fios e fortalecer.

Então como acabar com a queda?

Não existe fórmula mágica!

O mais sensato é procurar o médico tricologista e fazer a consulta pois só aí ele poderá dar o diagnóstico, entender as causas e aí sim tratar da melhora maneira possível e de forma personalizada.

Toda queda capilar deve ser investigada pois muitas vezes ela reflete alguma doença interna.

Leia também:

https://www.tuasaude.com/queda-de-cabelo-o-que-pode-ser